Uso dos agrotóxicos

Consequências sobre o meio ambiente. (UACoMA)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Classificação quanto a toxicidade dos agrotóxicos

Esta classificação é feita a partir do poder tóxico que o agrotóxico possui. É uma classificação importante, pois permite determinar a toxicidade de um produto, do ponto de vista de seus efeitos agudos. No Brasil, o Ministério da Saúde é responsável por essa classificação (OPAS, 1997).

A verdade é que todas as substâncias químicas podem ser tóxicas que são determinadas pela dose que é absorvida ou que, de qualquer modo, são introduzidas no organismo (MENDES, 2005).

A Tabela apresenta os diferentes grupos de perigo das substâncias químicas, a dose letal de 50% (DL50[2] comparando-as com as doses mortais, aproximadas, para o homem (OPAS, 1997).

Fonte: OPAS (1997).

De acordo com OPAS (1997) por lei, todos os produtos agrotóxicos devem apresentar nos rótulos uma faixa colorida indicando sua classe toxicológica.


Fonte: Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF).

Vale salientar que a classificação toxicológica reflete essencialmente a toxicidade aguda e não indica os riscos de doenças de evolução prolongada como, por exemplo, câncer, neuropatias, hepatopatias e problemas respiratórios crônicos (FARIA et al, 2007).

1 opiniões:

Oi, Amanda! Vim mais uma vez conferir este trabalho fantástico ao qual você se dedica. Parabéns!
Fiquei muito contente que você curtiu meu pequeno conto inacabado “O Silêncio Dos Inocentes”. Talvez seja o filho um mentiroso. Como saber? Faça o seu final, terei grande prazer em postar nos comentários como sequência do conto. Abraço e muito obrigado por sua doce atenção.

Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com
 

Postar um comentário